quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Graus do Real Arco

Os graus do Real Arco oriundos do Rito de York, são praticados por mais de 200 anos,  e não são conhecidos por números, mas por nome, tendo grande significado moral, beleza e forja na mais pura Tradição Maçônica.

Mestre de Marca

Um grau que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É um grau muito impressionante centrado na história do Companheiro das pedreiras e sua função na construção do Templo. Sua importância na Maçonaria Inglesa pode ser julgada pelo fato de que opera como uma Grande Loja separada e é altamente procurada pelos membros da Arte naquela jurisdição.
Ao fazer o Grau de Mestre de Marca, o Mestre Maçom estará resgatando uma das tradições operativas mais singelas e significativas da Idade Média – e passando a identificar-se como faziam nossos antepassados que construiram as magníficas catedrais góticas.


Past Master


Um grau que enfatiza a lição da harmonia. Ele é conferido por causa do antigo costume que requeria que um Maçom deve ser um Past Master (Mestre Instalado) para ser exaltado ao Real Arco. Em algumas Grandes Jurisdições este Grau é conferido a todos os Mestres instalados na Loja Simbólica (Blue Lodge). O Grau não confere nenhum rank real sobre seu receptor, mas é mantido para exemplificar o antigo costume.
No começo, o Real Arco era prerrogativa exclusiva de Mestres Eleitos ou Instalados.

Mui Excelente Mestre


Um Grau que enfatiza a lição de reverência. Ele é centrado na dedicação do Templo depois de sua finalização, particularmente à consagração do Sanctum Sanctorum e a descida do Espírito Santo no Templo. É complementar ao Grau de Mestre de Marca e completa as lições simbólicas introduzidas naquele Grau.
O Grau de Mui Excelente Mestre é o único Grau Maçônico de qualquer Rito que fala da terminação e dedicação do Templo de Salomão. Sua nobreza e carga emocional o tornam uma das mais belas etapas da senda Maçônica.

Maçom do Real Arco


O Grau de Maçom do Real Arco coroa, de forma grandiosa, os conhecimentos do Mestre Maçom. É o momento em que a Lenda do Templo será concluída para você em magnífico esplendor.É o cume dos graus originais das Lojas Simbólicas, tal como praticadas nas Antigas Lojas da Inglaterra antes de 1820. O Grau explica as origens da Palavra substituta encontrada no Grau de Mestre Maçom, o resgate da Palavra Inefável e seu ocultamento no Real Arco. Esse Grau, junto com o de Mestre Maçom, pode ser exemplificado como um grande ou “super” Grau, com o Grau de Mestre Maçom explicando a perda da Palavra e o Real Arco explicando seu resgate. Um Capítulo é presidido e dirigido por um Sumo Sacerdote.